(15)

Sapatas de Aço

Gostou? compartilhe!

A utilização das sapatas de aço é extremamente importante dentro do segmento da construção civil, sendo uma alternativa muito interessante para receber as cargas dos pilares, colunas e outras estruturas responsáveis por realizar a sustentação da edificação, distribuindo a carga diretamente no solo ou fundação. Dessa forma, a utilização das sapatas de aço é indicada no caso de sondagens de reconhecimento do solo, principalmente para superfícies que indiquem argila rija. A fabricação desse tipo de ferramenta envolve aço, uma das ligas metálicas mais resistentes do mercado, o que oferece diversas vantagens, como:

  • Estabilidade para a obra;
  • Maior resistência e durabilidade;
  • As forças de compressão da sapata não dependem do concreto armado, mas sim da ferragem armada e do aço.

As sapatas de aço que são mais comumente empregadas no ramo da construção civil são as com seis ou oito ferros, dependendo da resistência que o projeto exige, sendo uma alternativa muito mais econômica do que o uso de estacas. A principal função que esse tipo de estrutura possui é distribuir o peso da edificação em uma área maior, sustentando a coluna com base na pressão distribuída sobre uma superfície de maior tamanho, visando proporcionar estabilidade à obra. Esse tipo de elemento é de fundação rasa ou direta, geralmente com a base em planta quadrada, retangular ou trapezoidal. Dessa forma, as sapatas de aço são capazes de atuar em sua função de transmitir os esforços gerados pela edificação para o solo com elevada eficiência e qualidade.

Entenda o motivo de utilizar sapatas de aço

Conte com a alta qualidade dos produtos que a BM Aço oferece para seus clientes, sempre com foco na máxima satisfação de quem escolhe por seus itens para construção civil.